segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O Corvo - Uma das inúmeras alcunhas para denominar o ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda. Político e orador eminente, arqui-inimigo de Getúlio Vargas e um dos pivôs da crise que levou ao sucídio do estadista gaúcho.

Como toda figura política polêmica, era amado e odiado, nunca sendo uma unanimidade. Também era ferrenho opositor de Juscelino Kubitschek, a quem tentou de todas as formas derrubar. Chorou feito menino ao saber da morte deste outro estadista, em trágico acidente na Via Dutra.

Uma de suas mais famosas frases e que pode-se considerar como reflexo de seu temperamento, foi durante uma sessão na câmara, ele deputado e proferia um discurso, um colega pediu um aparte e o interrompeu:
- Sr Carlos Lacerda, o senhor é um purgante!
E ele imediatamente retrucou:
- E o senhor é o efeito dele!

Um projeto de Joaquim Rolla que a maioria das pessoas não sabe que foi realizado por ele é o Pavilhão do São Cristóvão, na capital do estado do Rio de Janeiro. Hoje utilizado como feira de produtos nordestinos, originalmente foi planejado para ser um grande salão com amostragem de produtos internacionais. Planejado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, o projeto do Pavilhão do São Cristóvão sofreu diversos contratempos durante sua construção, inclusive o desabamento do teto.

O imprevisto que até hoje permanece sem muita explicação ocorreu durante uma grande feira da União Soviética. O então governador do estado da Guanabara Carlos Lacerda incumbiu o futuro mago do regime militar, Golbery do Couto e Silva de implantar uma bomba no Pavilhão durante a feira da potência comunista. Logo após este obscuro episódio, desapropriou de Joaquim o recém-inaugurado Pavilhão. Lacerda, ex-funcionário de Joaquim Rolla na ADA, privou de seu ex-patrão o Pavilhão de São Cristóvão, sua última obra vultosa.




Nenhum comentário: