terça-feira, 22 de abril de 2008



Um dos maiores astros brasileiros do século XX. Registrado como Sebastião Bernardes de Souza Prata, escolheu a prória alcunha. Não foi por acaso que este precoce talento começou a subir aos palcos ainda criança, encenando Sheakespeare. Primeiro era chamado Pequeno e finalmente Grande Otelo. Esta figura tinha vocação pra tocar quem estava ao seu redor desde sempre. Desta maneira, viveu na casa de algumas famílias que o criaram como se fosse filho.

Nascido no triângulo mineiro, passou a adolescência em São Paulo, de onde fugiu pra morar nas ruas do Rio de Janeiro. Quis virar artista fascinado pelo apetite quando ainda criança, via os atores de companhias mambembes de passagem por Uberabinha comerem o melhor prato dos restaurantes dali. Aos no nove anos foi convocado a viajar numa companhia de teatro.

Próximo dos 25 anos, uando começou a trabalhar no Cassino da Urca, logo virou a sensação como o comediante que das mil faces que chamava e hipnotizava o público. Contam que foi contratado após ter sido visto quando imitava Joaquim Rolla, dono da casa, que teve uma relação ao mesmo tempo amistosa e conturbada com o ator.

Aos 78 anos, viajou à Paris para receber uma homenagem, onde faleceu.




Nenhum comentário: