quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


Logo após rodar Cidadão Kane, Orson Welles passou uma temporada no Brasil, onde pretendia filmar o famoso carnaval carioca para acrescentar ao seguimento My Friend Bonito, do documentário It's All True. Mesmo sem saber, Welles veio como agente da política de boa vizinhança americana. Filmou os jangadeiros numa viagem-epopéia fake do Ceará ao Rio de Janeiro, onde um dos integrantes da jangada acabou vindo a falecer em trágico acidente. Diversos segmentos na capital carioca foram filmados num local onde também frequentou e até teve calorosos romances, o Cassino da Urca. De lá, sempre saía para um fim de noite com aquele que considerava o maior ator do mundo, Grande Otelo. Mesmo assim, anos depois, declarou que só veio ao Brasil porque era a trabalho, que aqui seria o último país do mundo que visitaria.

Porém ocorreu um entretempo no orçamento com a RKO e o filme nunca foi finalizado. Sobre o fato, Welles comentou em entrevista ao crítico de cinema, André Bazin: "Era co-dirigido por mim e Norman Foster. Era uma história entre um pobre menino e seu touro. Depois fizeram outra versão, modificando todas as idéias e refazendo tudo ao modo deles. Eu tinha rodado durante três meses, mas a RKO (estúdio) me despediu. Depois retomaram a idéia e não queriam saber mais nada de mim. Tampouco me pagaram nenhum tipo de direitos e atuaram como se fosse uma história deles".

O filme ficou perdido por mais de 60 anos, até que um estudante de cinema da UCLA encontrou os rolos ainda sem editar num arquivo da RKO. Mesmo assim, It's All True não foi lançado até hoje. Há diversos documentários sobre o filme que não aconteceu, incluindo um de Rogério Sganrzela.

.




3 comentários:

Paulo Ziemer disse...

Gostei do blog. Vi propaganda em um poste ao lado do lago quitandinha. Gostei da arte da propaganda. Um abraço.

José Manuel Ubé González disse...

Gracias por la visita y el comentario. Visitaré sus blogs.

Kennedy Pratiano disse...

...adorei conhecer, uma utilidade histórica, direta e crítica.
São estes resultados de noites no pc que valem a pena os olhos abertos e a noite mal dormida (como alguns chamam, mas que considero mais que proveitosas: são frutos ainda verdes que não irão apodrecer. Com certeza!